v. 6, n. 2 (2019)

ISSN 2357-9145

Temos o prazer de anunciar mais um número do Boletim Historiar contando agora com Qualis A4. Agradecemos a todos que colaboram com este periódico. Nesta edição, contamos com seis artigos de temática livre que versam sobre historiografia, Segunda Guerra Mundial, literatura e futebol.

Iniciamos com o texto de Ronilson Santos e Antônio Elíbio sobre a emergência da concepção de positivistas ligada aos historiadores do século XIX, destacando os debates entre François Simiand e Charles Seignobos. Também no campo da historiografia, Daniel Klein analisa as mudanças intelectuais na obra de Carlo Ginzburg e sua guinada em direção aos arquétipos do inconsciente coletivo de Carl Jung.

Em seguida, temos dois artigos sobre a Segunda Guerra Mundial. O de Liliane Andrade examina a participação de Hollywood durante o conflito na produção de filmes antinazistas, com o objetivo de conquistar aliados para os Estados Unidos. Já Ana Carla Silva, investiga, a partir de notícias nos jornais, as mudanças no cotidiano de Aracaju depois dos torpedeamentos provocados pelo submarino alemão U-507 entre as costas de Sergipe e Bahia.

Ainda nesta edição Reginaldo Chaves discute a constituição e crise da linguagem construtivista no campo literário entre os anos 1952 e 1964. Para tanto, o autor faz uma leitura histórica do poema SS (1964) de Augusto de Campos. Em seguida, Osvaldo Fiorato Júnior estuda as relações entre futebol e religião a partir da análise das imagens presentes no Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, São Paulo.

Por fim, temos a resenha de Karl Schuster sobre a obra Ur-Fascism do escritor italiano Umberto Eco, traduzida e publicada em português em 2018.

Agradecemos o apoio com submissões de textos e com a frequente divulgação do periódico. Desejamos uma boa leitura a todos.

Os Editores.

 

Edição completa

Ver ou baixar a edição completa PDF ()

Sumário

Artigos

Rosenilson da Silva Santos, Antônio Manoel Elíbio Junior
PDF
Daniel Klein
PDF
Liliane Costa Andrade
PDF
Ana Carla Cunha
PDF
Reginaldo Souza Chaves
PDF
Osvaldo Fioratto Junior
PDF

Resenhas

The actuality of fascism in Umberto Eco’s thoughts
Karl Schurster
PDF